Problema pode afetar a arcada dentária e gerar dores de cabeça; Procure seu dentista para prevenir ou tratar do bruxismo em São Paulo

O bruxismo é um problema dentário caracterizado pelo ranger ou apertar os dentes. Mais comum durante o sono, quando é feito de forma inconsciente, o bruxismo pode afetar a arcada dentária e gerar muitos problemas, como dores e inchaço nos dentes, incômodos na cabeça (dores e situações que podem ser confundidas com outras enfermidades), disfunções temporomadibulares (DTMs), e até mesmo o desgaste e a perda de dentes.

“É uma condição muito comum e que muitas vezes demora para ser diagnosticada e/ou tratada, podendo causar problemas sérios na saúde bucal, além de incômodos no dia a dia da pessoa, especialmente as dores de cabeça”, afirma Paulo Nacarato, dentista no Jardins, em São Paulo, com mais de 30 anos de experiência.

O diagnóstico do bruxismo pode ser feito em casa, por uma segunda pessoa que escute o ranger dos dentes durante o sono, ou em consultório, durante o exame periódico dos dentes. “Analisamos o desgaste ou a perda da esmaltação dos dentes, características de quem tem bruxismo”, explica Nacarato. Quanto antes confirmado o diagnóstico, menos os dentes sofrerão e mais fácil o problema poderá ser contornado.

Sintomas

Entre os sintomas mais comuns, além do desgaste dentário, estão dores de cabeça ou nos músculos da face, incômodos nos dentes, disfunções temporomandibulares ou inchaço na mandíbula. “O paciente, quando aperta os dentes, tensiona a musculatura facial. Por isso, é muito comum as pessoas que têm bruxismo acordarem com dores de cabeça ou nas articulações da face”, diz Nacarato. A perda do dente também é uma consequência possível. “Com o ranger e o desgaste, o dente pode trincar e, dependendo da intensidade, até mesmo cair”, afirma o dentista.

Como tratar?

Assim que perceber o bruxismo, seja por meio de um sintoma ou pelos comentários de outras pessoas, procure um consultório odontológico e converse com seu dentista. “É possível fazer uma placa interoclusal, de acrílico ou silicone, para uso durante a noite. A placa não trata o problema, mas minimiza as consequências, aumentando a qualidade de vida ao reduzir os incômodos”, explica.

Outras formas de diminuir o bruxismo são tentar relaxar mais no período noturno, evitando o consumo de cafés e a prática de atividades físicas à noite (que costumam deixar o corpo mais agitado no momento de descanso), fazer terapias com meditação, acupuntura ou outros métodos relaxantes. Estresse e ansiedade são inimigos da saúde bucal, sobretudo no caso de bruxismo.

Precisando de um dentista no Jardins, tradicional bairro de São Paulo, com consultório próprio e estacionamento? Faça uma visita à Clínica Nacarato.

CategoryOdontologia

Responsável Técnico - Dr. Paulo Nacarato (CROSP 36130)| Clínica Nacarato Odontologia (CROCL9597)

Logo Profissas

Agende sua consulta!