Facetas de Porcelana em São Paulo

Listamos as principais informações sobre as facetas de porcelana, um dos procedimentos mais buscados pelos pacientes interessados na Odontologia Estética em São Paulo

As facetas de porcelana se transformaram no procedimento estético mais buscado pelos pacientes interessados na Odontologia Estética, beneficiando quatro em cada dez brasileiros que estão insatisfeitos com o sorriso. Entre as indicações, destacam-se: o clareamento dental; a correção de dentes tortos ou manchados; o fechamento dos diastemas (espaços entre os dentes), entre outros.

“Trata-se de uma técnica muito versátil e procurada”, ressalta Paulo Nacarato, dentista focado em Odontologia Estética e que atua com facetas de porcelana em São Paulo. Veja abaixo seus principais benefícios:

Previsibilidade e resultado garantido

As ferramentas existentes atualmente permitem ao paciente descobrir qual será o resultado final antes mesmo de realizar o tratamento, como o Digital Smile Design (que permite o planejamento digital do sorriso), fotografias intra e extra-orais, modelos de altíssima precisão, entre outros, respeitando o estilo e formato do rosto de cada paciente.

– Meu sorriso vai ficar realmente bonito?

– Queria o sorriso daquela atriz famosa, tem como?

– Minha colega fez e ficou lindo, vai ficar igual em mim?

“Os pacientes chegam com muitas dúvidas, o que é ótimo, pois podemos conversar e discutir sobre os desejos e resultados”, afirma Nacarato. O processo do tratamento tem início com uma entrevista com o paciente (anamnese), momento em que são questionados os anseios e as expectativas em relação ao procedimento e à transformação do sorriso. “Esse primeiro encontro é muito importante e precisamos deixar bem alinhado para aplicar ao máximo possível o que o paciente quer com o que podemos proporcionar”, salienta.

Após a entrevista, o paciente passa por um protocolo fotográfico, no qual são realizados registros do sorriso. Essas imagens serão trabalhadas em um software, capaz de analisar, por meio de modelos de estudo precisos, as variações para o diagnóstico mais próximo do esperado.

“Fazemos test drive em resina até chegarmos ao resultado desejado. Esses elementos da tecnologia permitem que o paciente visualize o resultado final das porcelanas definitivas”, diz o profissional.

O bom resultado estético das facetas de porcelana depende de uma junção do trabalho do profissional, da tecnologia e da conversa aberta com o paciente, eliminando qualquer questionamento em relação ao procedimento. “Cada sorriso é particular e deve ser alinhado de acordo com o modelo de rosto, harmonizando a face como um todo. Esse é um dos motivos que torna o tratamento com as facetas de porcelana tão especial e único”, completa Nacarato.

Com o planejamento prévio do sorriso, os resultados são garantidos, com a transformação da aparência da forma como se desejou, incluindo a cor, o brilho, entre outros detalhes importantes para cada paciente.

Resistência

As facetas de porcelana são extremamente resistentes, com durabilidade que, na maior parte dos casos, supera os dez anos. Entretanto, é importante que o paciente retorne ao dentista para o acompanhamento, conforme a programação estabelecida pelo profissional.

Alimentação melhorada e sem dor

Fique tranquilo: você vai continuar comendo tudo aquilo que gosta! Obviamente, é importante manter os cuidados com os dentes, evitando morder alimentos muito duros de forma abrupta. Também evite cometer excessos nos alimentos de forte pigmentação ou com grande quantidade de corantes.

Se você foge do dentista por medo de sentir dor, as facetas de porcelana são o tratamento ideal. “Trata-se de um procedimento completamente indolor”, ressalta Nacarato, dentista com três décadas de experiência na capital paulista.

Por que buscar as facetas de porcelana em São Paulo?

Materiais adequados – Os materiais usados nas facetas de porcelana são extremamente resistentes. Mas, mais do que isso, permitem que o resultado atingido seja natural, tanto na aparência quanto na percepção do corpo, já que a estrutura química da faceta não prejudica o organismo.

Coloração – A porcelana permite que a coloração dos dentes seja mantida por mais tempo, especialmente em comparação com procedimentos semelhantes feitos com resina.

Brilho – As facetas têm um brilho natural muito próximo ao do dente natural. Ou seja, os resultados – quando realizados com um profissional especializado e experiente – agradam os pacientes, pois trazem um aspecto de naturalidade.

Inspiração – O procedimento se tornou um dos queridinhos de artistas brasileiros e de estrangeiros. Muitas pessoas buscam um sorriso semelhante ao dessas pessoas, mas, na Clínica Nacarato, é realizado um estudo, com base nas técnicas do visagismo, que visa adequar o formato do rosto, do sorriso e dos dentes na mais perfeita harmonia.

Correção de disfunções – O tratamento de facetas de porcelana exige, em alguns casos, a realização de outros procedimentos prévios da área de implantes e periodontia para se ter o resultado perfeito.

Passo a passo das facetas de porcelana

Na Odontologia Estética, as facetas de porcelana estão no grupo dos procedimentos mais seguros e confortáveis para o paciente. Via de regra, trata-se de um procedimento eficiente e rápido, que exige poucas visitas ao consultório. “Além disso, a sua durabilidade varia de dez a 15 anos, um período bastante longo no qual é preciso apenas fazer visitas de rotina”, explica Nacarato.

O primeiro passo para as facetas de porcelana é compreender quais os objetivos do paciente com o tratamento. Na sequência, o dentista planeja todo o procedimento, com o desenvolvimento das próteses dentárias usadas como modelo – é possível ver nos moldes qual será o resultado final antes de realizar o tratamento.

Com o aval do paciente, as facetas de porcelana são produzidas por um técnico em prótese dentária especialista em facetas de porcelana (ceramista). Um dos aspectos mais importantes do trabalho é deixar claro que o tratamento deve respeitar e harmonizar com as características do rosto do paciente, respeitando o chamado visagismo. “O resultado final das facetas de porcelana deixa o sorriso do paciente extremamente natural, devolvendo sua autoestima e confiança”, explica o profissional.

A Clínica Nacarato aparece como um dos principais consultórios para a realização das facetas de porcelana em São Paulo devido à especialização em Reabilitação Oral e Estética. “As facetas estão entre os principais procedimentos realizados, devido aos ótimos resultados atingidos, aliados a conforto e segurança do paciente”, ressalta o profissional, cujo consultório está localizado no bairro Jardins.

Nem todos podem

Famosos e celebridades aparecem todos os dias com dentes novos, brancos e bonitos, resultado da aplicação das facetas de porcelana. Mas você sabia que existem alguns impeditivos para a realização deste procedimento? Infelizmente, nem todas as pessoas podem colocar as facetas logo de cara, muitas vezes é preciso fazer alguns ajustes ou, até mesmo, evitar o tratamento.

Desgaste severo e bruxismo

O bruxismo, problema que acomete uma parte considerável da população, é um dos que podem impedir a colocação das facetas. “Caso o desgaste realizado pelo bruxismo, isso é, o ranger dos dentes, seja muito severo, a colocação das facetas de porcelana fica comprometida”, explica Nacarato.

A contraindicação se deve à movimentação dos dentes e o risco elevado de deslocamentos e fraturas. Pessoas com bruxismo leve ou moderado podem conversar com o profissional para analisar outras possibilidades relacionadas à odontologia estética.

Coloração muito alterada

Pelo menos 50% do esmalte dental deve estar preservado para a colocação das facetas de porcelana, dentes com o esmalte superficial insuficiente não são indicados. O mesmo vale para os dentes despolpados que, além de serem mais frágeis, podem sofrer alteração na cor após o tratamento, o que compromete o resultado final.

Dentes escurecidos devido ao tratamento de canal também podem ser impeditivo para o procedimento. Algumas pessoas realizam o clareamento dental antes da colocação das facetas, para que o resultado seja o mais natural possível.

Higienização dental precária

As facetas são recomendadas para dentes com pequenos defeitos para harmonizar o sorriso. Dentes sem a higienização devida ou com cáries e obturações devem ser evitados. Neste caso, é melhor tratar as cáries primeiro, substituir obturações antigas e cuidar melhor da higienização para pensar nas facetas.

Serviços aliados

Outro procedimento com funções semelhante, o clareamento dental auxilia na recuperação da cor natural dos dentes. Mas você sabia que pode potencializar os resultados realizando os dois tratamentos juntos?

“Unir procedimentos pode ser ainda mais eficaz para o resultado final. O trabalho de clareamento dental seguido das facetas de porcelana é muito utilizado para a estética dos dentes”, explica Nacarato.

O profissional conta que, aliando as duas técnicas, é possível chegar ao resultado mais próximo do natural. “O clareamento vai permitir que a cor do dente fique mais próxima ao tom natural, uniformizando previamente ao procedimento com as facetas”, diz.

Antes de iniciar qualquer tratamento, seja de clareamento ou com as facetas de porcelana, é preciso uma consulta com o dentista para analisar o grau das manchas e das imperfeições. “Nem todas as pessoas podem realizar o clareamento dental ou as facetas diretamente, pois, dependendo do tipo de manchas, o resultado não será perfeito. Para isso, é necessária uma avaliação completa para decidir por qual tratamento seguir”, afirma o profissional.

Odontologia Estética x Cirurgias Plásticas

Nos últimos anos, os procedimentos odontológicos buscando os aspectos estéticos têm gerado um interesse maior por parte das pessoas. A prova disso está nos dados levantados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE): um crescimento de 300% entre 2014 e 2015 na busca pelas facetas de porcelana, enquanto as cirurgias plásticas registraram aumento de 10% no mesmo período.

Alguns tipos de procedimentos comuns, como a implantação de próteses de silicone e lipoaspiração, vem crescendo, anualmente, a uma média de 10% no Brasil – o país já dominou o ranking das nações que mais realizam cirurgias plásticas, mas agora ocupa a segunda colocação. Por outro lado, a busca pelas facetas de porcelana e lentes de contato tiveram um aumento de 300% na comparação entre 2014 e 2015, conforme a SBOE.

“Na Clínica Nacarato, percebemos um aumento de procura pelas facetas de porcelana. Muitas pessoas chegam até aqui para fazer uma avaliação, tirar dúvidas e saber se podem realizar o procedimento”, explica o profissional.

A queridinha das celebridades

As facetas de porcelana se tornaram moda entre as celebridades. Seus diversos benefícios – como a possibilidade de planejamento ou o fato de ser um tratamento não invasivo – geram muita expectativa por parte dos pacientes. No entanto, o procedimento – considerado um dos mais modernos e seguros do ramo — exige muita atenção para que o resultado não seja perdido em função de um exagero.

Exemplos de famosos, como uma foto divulgada de Neymar e Nego do Borel (abaixo), por exemplo, apresentou os dois com uma espécie de “Sorriso de LED”. A brancura dos dentes estava acima do que seria natural, deixando claro que houve um procedimento. Embora tenha se tornado comum entre famosos, a técnica exige um cuidado muito grande.

O visagismo

Um conceito muito usado por cirurgiões plásticos, o visagismo se difundiu posteriormente na odontologia. A técnica visa encontrar o equilíbrio entre a anatomia do rosto e do sorriso, buscando atingir os resultados mais perfeitos.

“Dentro dessa busca pelo sorriso perfeito, é comum que o paciente peça o de um artista ou celebridade, mas isso não faz sentido para aquele rosto específico. Além disso, a coloração dos dentes também é natural e específica para cada pessoa”, explica Nacarato.

Planejamento

Por trás do sucesso de um procedimento de facetas de porcelana em São Paulo, está a experiência do profissional, os esclarecimentos prestados ao paciente e uma conversa muito franca. Após a consulta, o profissional trabalha em parceria com um protético, que desenvolve mockups e, em um programa de computador, apresenta uma simulação do resultado ao paciente.

“Este momento é fundamental para o sucesso, visto que o paciente vai aprovar o resultado de como vai ficar o seu sorriso. Cabe ao profissional explicar que certas alterações podem afetar o resultado final, caso da coloração dos dentes”, sugere Nacarato.

Interessado em fazer facetas de porcelana em São Paulo? Entre em contato com a Clínica Nacarato e agende uma avaliação!

Responsável Técnico - Dr. Paulo Nacarato (CROSP 36130)| Clínica Nacarato Odontologia (CROCL9597)

Logo Profissas

Agende sua consulta!