Realizou o implante dentário em São Paulo e precisa de recomendações sobre o pós? Veja no texto de hoje os cuidados com o implante dentário e outras informações sobre o assunto

O implante dentário é um procedimento bastante procurado nas clínicas odontológicas por satisfazer várias frentes: a estética, devolvendo a boa aparência; a funcional, possibilitando o uso da capacidade mastigatória; e o bem-estar do paciente, que fica feliz com o resultado e tem sua qualidade de vida aumentada.

Existem vários tipos de implantes, desde os chamados de carga imediata, com fixação das próteses após a cirurgia, por meio de osseointegração, entre outros. Em todos os casos é preciso de cuidados com o implante dentário após a realização do procedimento.

O tratamento de implante é realizado com materiais certificados por meio de cirurgia, portanto o pós-operatório deve seguir o padrão dos outros, com cuidado e atenção. “É preciso repouso, gelo, alimentação mais líquida ou pastosa e fria, e uso da medicação indicada”, diz o dentista Paulo Nacarato.

O procedimento se assemelha ao da extração do siso, e os cuidados passados pelo profissional devem ser seguidos. Para o cardápio pós-operatório, sorvete, açaí e vitaminas são boas pedidas.

Esses cuidados com o implante dentário são necessários para a cicatrização não ficar comprometida, evitando inflamações ou infecções. Mas não se assuste caso aconteçam pequenos sangramentos ou inchaços. “São sintomas normais, aliviados com o uso do gelo. Caso persista ou aumente, o dentista deve ser procurado imediatamente, para avaliar a causa”, afirma.

Higienização permanente

Passados os primeiros dias, a rotina do paciente volta ao normal após a colocação do implante dentário. “A limpeza diária é normal para o paciente que implanta apenas um dente, com escovação e uso do fio dental. Já para pacientes que realizam o implante com próteses múltiplas, a higienização é um pouco mais completa, pois é necessário atingir todas as áreas”, comenta Nacarato, que passa todas as instruções aos pacientes no pós-operatório.

Perder os dentes não é natural

Muita gente acha que é natural perder os dentes com o tempo, mas isso não é verdade! O envelhecimento não enfraquece os dentes, mas, sim, uma higienização inadequada e um acompanhamento médico com uma frequência menor do que o indicado. Com os cuidados e a higiene bucal realizada de forma correta, é possível manter os dentes sadios ao longo de toda a vida.

Uma pesquisa realizada na Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Unicamp, acompanhou um grupo de 143 adultos entre 2011 e 2015. No período, mais de um terço das pessoas teve um ou mais dentes comprometidos por quedas, fraturas, mas também devido a doenças e falta de cuidados. As inflamações periodontais são um dos casos graves e, em geral, têm origem no acúmulo de placa bacteriana, algo que pode ser evitado de forma simples.

Mesmo assim, no caso de perda de um ou mais dentes, o implante é uma boa solução para resgatar o sorriso, a autoestima e  a qualidade de vida. “A perda dos dentes influencia para os pacientes em dois aspectos: na saúde e na estética”, explica Nacarato.

“A capacidade mastigatória interfere na ingestão da alimentação adequadamente, influenciando na saúde dos indivíduos, e a estética pode afetar a autoestima, especialmente se a queda ocorrer em dentes muito visíveis”, ressalta o profissional, que realiza diversos tratamentos, inclusive o implante dentário em São Paulo.

Ficou interessado ou tem a necessidade de fazer um implante dental em São Paulo? Procure a Clínica Nacarato, no Jardins, próximo da Avenida Paulista e com estacionamento próprio.