Sensação de dormência ou formigamento da pele pode ser sentida também na região bucal, principalmente após os procedimentos cirúrgicos

Você sabe o que é parestesia? A situação é conhecida por aquela sensação de formigamento e dormência, como quando dormimos em cima do braço ou ficamos muito tempo com as pernas cruzadas, por exemplo. Na odontologia, a parestesia pode estar relacionada a complicações cirúrgicas ou a consequência de alguns tratamentos.

O dentista Paulo Nacarato, que atende em sua clínica na região do Jardins, em São Paulo, vai explicar um pouco mais sobre o assunto.

Quando acontece?

A parestesia ocorre com baixa frequência – aproximadamente 5% de casos – e, normalmente, quando acontece, está ligada ao esmagamento ou rompimento dos nervos. No caso da região da boca, a parestesia lingual tem relação com o alveolar inferior, localizado abaixo da mandíbula. Na maior parte dos casos, a solução é simples: paciência. Com a recuperação pós-cirúrgica, há tendência de que o problema volte sozinha, mas, se persistir, o paciente deve ter atenção.

Principais motivos

– Anestesia aplicada diretamente no nervo;

– Fraturas;

– Compressão do nervo;

– Extração ou implante dentário.

Sintomas

Dentre os sintomas mais comuns estão o formigamento, dormência, pontadas, leve coceira e pressão no local. A sensação é de como se a aplicação da anestesia não tivesse finalizado, causando incômodos.

O que fazer?

Em primeiro lugar, manter a calma. Na maioria dos casos, o problema se resolve sozinho, com o tempo – pode levar semanas até que todo o sintoma desapareça. É importante o diagnóstico médico, para ter certeza de que se trata da parestesia.

Em casos mais graves, quando ocorre o nervo é lesionado, o tratamento pode ser feito por meio da laserterapia e medicamentos.

Lembre-se: diferente da paralisia, quando se perde a função motora de uma região do rosto, a parestesia não causa paralisia facial, sintoma esse que pode indicar um caso mais grave.

Gostaria de tirar outras dúvidas sobre o que é a parestesia e quais os seus riscos? Entre com contato com a Clínica Nacarato e agende um horário!