Como a Odontologia e Tecnologia caminham juntas? Conheça alguns equipamentos que fazem a diferença nos consultórios odontológicos, beneficiando pacientes e profissionais

Cada vez mais a tecnologia invade os consultórios odontológicos, trazendo equipamentos modernos, tratamentos menos invasivos, funcionalidades mais seguras e precisas, proporcionando tanto para o paciente quanto ao profissionais mais segurança nos procedimentos.

Hoje vamos falar sobre alguns dos equipamentos oferecidos aos pacientes da Clínica Nacarato, como os já citados Smarty Laser, o laser de alta potência para tratamentos de canal e periodontais, o The Wand, moderno equipamento de anestesia eletrônico que controla o fluxo anestésico aplicado no paciente ou a Accu-Cam, uma microcâmera intraoral.

“São modernidades que aprimoram ainda mais os procedimentos. Não tem como não se atualizar tecnologicamente, principalmente, quando a tecnologia é usada a nosso favor”, diz Paulo Nacarato, dentista em São Paulo, com atendimento em consultório próprio no bairro Jardins.

Saiba mais sobre outros instrumentos usados no dia a dia do consultório.

Ultrassom piezoelétrico – Utilizado para tratamentos periodontais e cirúrgicos, como extrações atraumáticas ou corte atraumático de tecido ósseo, bem como na profilaxia. O equipamento permite o ajuste da potência e possibilita excelentes performances de corte.

Smarty Laser de Alta Potência – Aplicado em tratamentos de canal e periodontais, também usado em cirurgias, herpes e aftas. A transmissão da luz é feita via fibra óptica e o potencial de corte é perfeito.

The Wand Anestesia Eletrônica – A anestesia computadorizada permite o controle do fluxo anestésico. Com isso, o paciente não sente desconforto e nem precisa ficar tenso antes do procedimento. Um microprocessador possibilita uma pressão e volume constantes na aplicação da anestesia, diminuindo consideravelmente o incômodo.

Jet Sonic – Equipamento de ultrassom com bicarbonato de sódio: aplicado para remover o tártaro e a placa bacteriana durante a profilaxia.

“Esses são alguns dos equipamentos  utilizados no nosso dia a dia, mas estamos sempre de olho nos novos lançamentos e tendências do mercado. É preciso se atualizar constantemente em relação aos estudos e à tecnologia”, salienta Nacarato, que conta com mais de 30 anos de experiência.

Cadeira tecnológica

Fazer com que o consultório esteja antenado às novas tendências e necessidades em termos de tratamentos odontológicos é uma das buscas da Clínica Nacarato. Por isso, o consultório investiu na cadeira Intego Pro, da marca alemã Sirona. Há 136 anos, a companhia fabrica produtos para a área odontológica (incluindo sistemas CAD/CAM, de higiene e instrumentos), estando presente em 135 países. Ou seja, uma das referências para o tratamento odontológico em São Paulo.

A cadeira oferece vantagens como melhora dos tratamentos, mais confiabilidade nos resultados obtidos e mais agilidade. A tecnologia e o design resultam em uma melhor ergonomia e conforto para o paciente e para o dentista, que garante um fluxo de trabalho mais contínuo e eficiente.

Confira algumas das vantagens da Intego Pro:

Para o paciente

– Mais conforto: Facilidade para fazer ajustes de altura e ergonômico, apoios para os braços e para os pés.

– Ergonomia: O apoio na base da coluna é mais largo e flexível, evitando efeitos de compressão ou de desconfortos ao longo do tratamento. Facilidade para configurar as questões do pescoço, com articulação dupla, o que pode dar mais tranquilidade a pacientes de mais estatura.

Para o profissional

– Movimentos mais livres: o profissional tem uma movimentação mais livre para as pernas, tendo mais controle de seus movimentos.

– Localização de instrumentos otimizados: o posicionamento dos instrumentos é ideal para um trabalho entre duas pessoas, garantindo que tanto o assistente quanto o profissional tenham os equipamentos em mãos no momento necessário.

– Qualidade em imagens intraorais: As câmeras existentes permitem grande qualidade das imagens obtidas a partir dos instrumentos, o que facilita para o profissional fazer as incisões e tratamentos de modo mais preciso.

– Melhoria de iluminação: a iluminação dos instrumentos é de LED, fazendo com que, assim como nas imagens obtidas, o profissional tenha uma visão mais clara do procedimento.

Cirurgia odontológica

O equipamento CV Dentus, que pode ser utilizado em diversos tipos de procedimentos dentários, como tratamentos de cirurgia do siso, aplicação de enxertos ósseos, em restaurações dentárias, facetas de porcelana e até as remoções de cáries também é utilizado na Clínica Nacarato. Uma boa técnica de um profissional aliada à tecnologia garante mais conforto e segurança para o paciente em caso de cirurgia odontológica.

Trata-se de um sistema que, com base no movimento ultrassônico de 32 ciclos por segundo e com pontas de diamante, facilita a remoção de materiais dentários e restaurações insatisfatórias com precisão e de forma minimamente invasiva. Dessa forma, é possível preservar mais tecido dentário, o que proporciona uma recuperação mais rápida.

Além disso, o uso das canetas cirúrgicas acopladas ao sistema dá mais precisão ao dentista, fazendo com que os cortes sejam menos traumáticos, simplificando a reparação dos tecidos afetados durante uma cirurgia odontológica e evitando complicações ósseas.

Redução do barulho traumático

A odontologia ultrassônica é muito menos ruidosa, fazendo com que o tratamento, mesmo em caso de cirurgia odontológica, seja mais confortável, especialmente para quem tem medo do dentista.

Existem diversos trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior mostrando os pontos positivos dos tratamentos realizados com este equipamento. Entre os benefícios listados pelos pacientes, estão a diminuição da ansiedade, da sensibilidade à dor e uma maior possibilidade de retornos frequentes ao dentista.

Um diamante sintético

As pontas de diamante usadas no equipamento não são do mineral diamante, mas, sim, um material sintético, desenvolvido em laboratório, com as mesmas propriedades físicas e químicas do diamante encontrado na natureza: dureza, condutividade térmica, biologicamente compatível e quimicamente inerte. Além da odontologia ultrassônica, ele é aplicado em outras áreas:

– Fabricação de brocas de perfuração para poços de petróleo, além de equipamento para mineração e prospecção de poços artesianos;

– Ferramentas especiais para corte e usinagem.

Desde tratamentos simples a cirurgia odontológica, a tecnologia é amiga tanto do profissional quanto do paciente, fazendo com que o conforto durante e após o procedimento seja maior. Está em busca de um dentista em São Paulo que alie odontologia e tecnologia? Entre em contato com a Clínica Nacarato.

CategoryOdontologia
Escrever um comentário

*

Seu e-mail não será publicado

Responsável Técnico - Dr. Paulo Nacarato (CROSP 36130)| Clínica Nacarato Odontologia (CROCL9597)

Logo Profissas

Agende sua consulta!