Dentes costumam aparecer entre os 16 e 20 anos e podem ser extraídos devido às dificuldades na higienização ou pressão dos dentes vizinhos

Procedimento bastante comum na Odontologia, a extração de sisos pode acontecer devido a inúmeros motivos, como dificuldades na higienização ou pressão dos dentes vizinhos. São quatro os dentes sisos, dois superiores e dois inferiores, e eles costumam aparecer entre os 16 e 20 anos, podendo não existirem em algumas pessoas.

A extração do siso é indicada quando há ausência de espaço para a erupção, quando há erupção parcial do dente ou quando ele causa dor. Mesmo assim, cada paciente é avaliado de forma individual, para ver a necessidade da remoção cirúrgica.

Para a retirada do dente, o paciente passa por alguns exames de imagem, necessários para ver a localização e posicionamento do dente. “Dependendo do caso, o procedimento é muito simples, pode durar em torno de meia hora e a recuperação é extremamente rápida”, afirma o dentista Paulo Nacarato, que atua no bairro Jardins, na capital paulista.

A recuperação da cirurgia de extração de sisos é igualmente tranquila, desde que o paciente siga alguns cuidados do pós-operatório. “Fazer uma dieta líquida e fria nos primeiros dias após a cirurgia, bem como aplicar compressas de gelo e usar os medicamentos indicados estão entre as principais recomendações”, explica Nacarato, especialista há 30 anos. Outras indicações são evitar os exercícios físicos durante uma semana, ficar longe dos cigarros e das bebidas alcoólicas e cuidar da higienização dos dentes, em especial da região da cirurgia.

Interessado em retirar os sisos em São Paulo? Marque uma consulta na Clínica Nacarato e agende seu procedimento.