Como tratar manchas nas gengivas e clarear gengivas escuras? 

O clareamento gengival ou peeling gengival é um tratamento integrante da Odontologia Estética que visa remover cirurgicamente as manchas nas gengivas, normalmente de coloração marrom. Em geral, os fumantes e pessoas de ascendência negra e asiática costumam sofrer com o problema.

A razão para isso está no fato de que essas pessoas produzem uma maior quantidade das células conhecidas como melanócitos, que desenvolvem um pigmento de cor marrom. Dessa forma, as gengivas ficam escurecidas, interferindo na estética bucal e facial, principalmente em pacientes que mostram as gengivas ao sorrir.

Via de regra, as sessões são rápidas e, em menos de 60 minutos, é possível obter o resultado desejado. O lado positivo é o fato de que não existem incômodos ao paciente em função da aplicação da anestesia durante o procedimento e, mais importante, o pós-operatório costuma ser indolor. “A maior parte dos pacientes nem sequer usa anti-inflamatórios e analgésicos”, explica Paulo Nacarato, dentista de São Paulo.

O tratamento

Trata-se de uma leve descamação das gengivas, removendo os melanócitos. A técnica mais usada e menos invasiva (com menos incômodo e mais tranquilidade ao paciente) consiste no uso de brocas diamantadas ultrafinas acopladas a aparelhos de ultrassom específicos (Sistema CVDentus – Brasil).

Depois dessa remoção superficial, ocorrerá a formação de um novo tecido epitelial gengival na coloração rosa. “Em apenas sete dias, consegue-se um ótimo e significativo resultado estético, o que aumenta a autoestima dos pacientes”, explica Paulo Nacarato, que realiza o clareamento gengival em São Paulo.

O tratamento costuma ter durabilidade de dois a três anos. Nos pacientes fumantes, pode haver a necessidade de retornos antes desse período. A fim de estender a durabilidade do tratamento, é necessário tomar alguns cuidados:

– Não fumar por 15 dias;

– Utilizar escovas dentais ultra macias;

– Evitar bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos cítricos;

– Evitar alimentos quentes;

– Realizar bochechos 3 vezes ao dia por uma semana, com produto indicado pelo profissional.

– Não beijar pessoas desconhecidas e evitar contatos sexuais com a boca.

Dúvidas sobre clareamento gengival em São Paulo? Agende uma consulta!