Dentista no Jardins: pesquisa Suíça identificou que algumas pessoas podem ter predisposição a questões com o esmalte dentário, mesmo com mais atenção à higiene

Imagine a seguinte cena em um casal: o marido escova os dentes 4 vezes ao dia, passando fio dental e, em sua limpeza anual, encontra cáries. A esposa, por outro lado, escova apenas duas vezes ao dia – por vezes, esquece do fio dental –, mas, na visita ao dentista, os dentes estão em boa condição.

Qual a explicação para que uma pessoa cuidadosa com a saúde bucal tenha mais cáries do que outra que dá muito mais atenção à escovação? Uma pesquisa da Universidade de Zurique indicou que podem existir tendências genéticas para explicar a facilidade com que algumas pessoas desenvolvem cáries.

Existe um complexo genético que responde pela formação do esmalte dentário. Com base em pesquisas em camundongos, foi percebido que os animais com alterações nesse complexo apresentavam mais defeitos no esmalte, o que gera uma propensão maior a presença de cáries em razão de uma resistência menor dos dentes.

Importante não descuidar

Se por um lado o estudo indica uma predisposição genética, há, contudo, a necessidade de manter o cuidado com a saúde bucal. A presença das cáries, via de regra, indica equívocos cometidos pelo paciente em sua higiene.

“O fato de haver uma pesquisa indicando a origem do problema apenas reforça a necessidade de cuidar da saúde bucal. A visita periódica ao dentista evita a formação de cáries e o desenvolvimento de problemas mais complexos”, orienta Paulo Nacarato, dentista no Jardins, com experiência de mais de 30 anos na área.

Segundo Nacarato, três fatores são fundamentais para o surgimento de uma cárie:

– Bactérias – É preciso haver bactérias em sua boca, algo que acontece ao se ingerir alimentos.

– Alimentos para micro-organismos – Quando se come e não se escova os dentes, cria-se um ambiente favorável à proliferação de bactérias.

– Tempo – O tempo é o aliado perfeito para as bactérias. Por isso, o ideal é sempre escovar os dentes após as refeições.