Sintomas como boca seca, desequilíbrio da microbiota bucal, lesões inflamatórias na mucosa bucal e até a necrose do osso podem ser decorrentes do uso excessivo de medicamentos que prejudicam os dentes

O uso de medicamentos frequentes é natural na vida das pessoas, principalmente com o avanço da idade. O problema está quando o uso constante de determinadas medicações interfere na saúde bucal, causando boca seca, inflamações na mucosa bucal, infecções e até necrose dos ossos.

Leia mais!

Agenesia dentária, caracterizada pela ausência de dentes, tem fácil diagnóstico e tratamento

Nem sempre a ausência de dentes é resultado da má escovação ou da falta de higienização correta. Alterações genéticas – que causam a falha na lâmina dental -, hereditariedade e modificações no desenvolvimento podem ser responsáveis pela ausência congênita de um ou mais dentes, problema conhecido como agenesia dentária.

Leia mais!

Problema é pouco mencionado entre os pacientes, mas pode ser um grande vilão para a saúde bucal e para o envelhecimento dos dentes

Você já ouviu falar na lesão cervical não cariosa (LCNC)? Um problema muito comum, mas que poucos conhecem. Caracterizado principalmente pela alta sensibilidade que causa nos dentes, as lesões não cariosas também contribuem para o envelhecimento precoce dos dentes.

Leia mais!
sensibilidade nos dentes

Problema acomete quase um terço da população brasileira; incidência de sensibilidade nos dentes é maior que de cáries

Quem nunca sentiu aquele calafrio ou arrepio ao morder um alimento muito quente ou beber algo muito gelado? Essa sensação de sensibilidade nos dentes atinge cerca de um terço da população do país — aproximadamente de 70 milhões de pessoas –, de acordo com uma pesquisa encomendada pela Sensodyne. Os números são maiores que os incidentes envolvendo cáries, uma das campeãs no quesito visita ao dentista.

Leia mais!

Problema provoca a exposição da raiz dos dentes, sensibilidade e infecção; saiba como tratar da retração gengival em São Paulo

Você sabe o que é a retração (ou recessão) gengival? Esse nome se refere ao deslocamento da gengiva, deixando-a exposta a sensibilidades e a possíveis inflamações. O profissional Paulo Nacarato, dentista no Jardins, em São Paulo, há mais de 30 anos, vai explicar as complicações da retração gengival e o que pode ser feito para preveni-la.

Leia mais!

facetas-de-porcelana-em-sao-paulo

Algumas enfermidades, como diabetes e celíaca, por exemplo, podem ser um chamariz para as doenças periodontais, caso não haja o devido cuidado: boca seca pode ser um indicativo importante

É cada vez mais comum pessoas serem diagnosticadas com algum tipo de doença crônica, como diabetes, celíacas, autoimunes, entre tantas outras. Essas pessoas precisam ter atenção redobrada quanto à saúde bucal, pois o uso de remédios e seus tratamentos, além da própria doença, podem deixá-los mais suscetíveis às periodontites.

Hoje vamos abordar duas em específico, a diabetes e a doença celíaca: acompanhe neste artigo!

Leia mais!

Responsável Técnico - Dr. Paulo Nacarato (CROSP 36130)| Clínica Nacarato Odontologia (CROCL9597)

Logo Profissas

Agende sua consulta!