Pesquisa mostra que adultos brasileiros perdem dente com frequência; Paulo Nacarato, dentista em São Paulo, mostra como evitar esse problema

Ao contrário do que os estudos indicam – que 70% dos brasileiros visitam o dentista ao menos uma vez ao ano –, as consultas podem estar em um nível mais baixo do que se imagina. Um estudo conduzido pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), da Unicamp, identificou que mais de um terço dos adultos avaliados teve perda dentária, afetando, sobretudo, os molares, responsáveis pela mastigação.

Apesar de uma amostragem baixa, de apenas 143 adultos, o estudo visava compreender fatores de risco e os motivos para se extrair dentes. A principal razão encontrada foi a demora em procurar atendimento profissional. “A procura tardia pelo serviço odontológico, motivado por dor, presença de cárie não tratada e o avanço da idade determinaram a perda dentária”, destaca Manoelito Ferreira Silva Junior, autor da pesquisa.

O estudo teve início em 2011, com 248 voluntário, e seguiu em 2015, com os 143 adultos. Nesses quatro anos, 51 adultos tiveram ao menos uma perda dentária e, no total, foram 130 dentes perdidos. Paulo Nacarato, dentista em São Paulo há quase 30 anos, lista três fatos importantes sobre a perda dos dentes, ressaltando a importância da limpeza periódica.

1) Cuide da sua saúde global

Existe uma correlação entre a saúde bucal e a do restante do corpo. Essa lógica vale nas duas frentes. O enfraquecimento da saúde geral, como a diminuição de glóbulos brancos, pode interferir diretamente na saúde bucal. Além disso, escolher um profissional responsável e preocupado com medidas de biossegurança garante mais conforto e tranquilidade ao paciente.

2) Não é normal perder dentes na terceira idade

Os hábitos de higiene devem ser mantidos por toda a vida, a idade não é um fator que desencadeia a perda dos dentes. O uso correto do fio dental, da escova e do enxaguante bucal, somado a visita frequente ao dentista, mantém a saúde bucal.

3) Olho nas doenças periodontais

As doenças periodontais são facilmente evitáveis, pois a higienização adequada e as consultas de rotina são a melhor forma de prevenção – veja, neste artigo, como escolher sua escova e pasta. No entanto, quando ela se instala, ela pode atacar tanto a gengiva quanto o osso, podendo resultar na perda óssea.

Evite a perda dentária visitando um dentista em São Paulo. Entre em contato com a Clínica Nacarato e agende o seu horário.

CategoryOdontologia

Responsável Técnico - Dr. Paulo Nacarato (CROSP 36130)| Clínica Nacarato Odontologia (CROCL9597)

Logo Profissas

Agende sua consulta!
Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0