Técnicas variam de acordo com a origem do enxerto para a realização do implante dentário em São Paulo

Você sabia que existem denominações específicas para as origens do enxerto ósseo? Sim! Caso um dia você escute alguém dizer que fez um enxerto autógeno, alógeno ou heterógeno, isso determina de onde veio a parte utilizada. Vamos falar também sobre osteogênese, osteoindução e osteocondução.  Parece complicado, mas o texto de hoje vai explicar cada um desses nomes para você ficar por dentro!

O enxerto é muito importante nas cirurgias de implante dentário para aumentar a altura ou espessura óssea, que pode diminuir em razão da absorção após a perda do dente. “Com o osso muito fino, é impossível realizar o implante dentário, por isso realizamos o processo de enxerto”, explica Paulo Nacarato, dentista em São Paulo responsável pelas cirurgias de enxerto e implante dentário.

Vamos aos nomes?

Autógenos – doador e receptor são a mesma pessoa, isso é, são removidos do próprio paciente. Tem um índice de rejeição baixo e é a opção mais comum.

Este tipo de enxerto tem características osteogênicas (é a capacidade que o material de enxerto tem de formar osso sem depender das células do receptor, por si só), osteocondutoras (utiliza um material base que serve de estrutura para o desenvolvimento ósseo) e osteoindutoras (como o nome já diz, induz a célula a se transformar em uma célula formadora de osso, por meio de substâncias para estímulo).

Alógeno – doador e receptor diferentes. Neste caso, a proteína óssea perde um pouco do seu potencial de desenvolvimento. São realizados diversos testes prévios, para garantir a saúde do receptador e o sucesso do procedimento.

Heterógeno (xenógeno) – enxertos vindos de outras espécies, como bovinos. Esse tipo é considerado osteoindutor. Normalmente, é a técnica menos utilizada por envolver vários riscos – inclusive o de rejeição.

Ainda tem dúvidas sobre as nomenclaturas relacionadas ao enxerto ósseo ou ao implante dentário? Quer realizar um implante dentário em São Paulo? Entre em contato com a Clínica Nacarato, localizada no Jardins. Utilizamos materiais certificados e teremos o prazer em explicar e esclarecer qualquer questão para você!

Responsável Técnico - Dr. Paulo Nacarato (CROSP 36130)| Clínica Nacarato Odontologia (CROCL9597)

Logo Profissas

Agende sua consulta!
Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0