Elaborados de acordo com a arcada do paciente, os protetores protegem os dentes das fraturas e lesões dentais e podem até ser personalizados 

Como o nome já diz, os protetores bucais protegem os dentes! Seja de fraturas, do ranger e do apertamento dental, os protetores evitam as lesões, que podem ser desde simples a mais complexas. E o melhor: ele pode ser usado por todas as pessoas.

Normalmente, a procura por protetores têm maior prevalência em pacientes que sentem muitas dores de cabeça ou se queixam de apertar ou ranger os dentes ao dormir, o famoso bruxismo. As placas Michigan ajudam no processo de prevenir e diminuir esse atrito dos dentes, aliviando as pressões que uma arcada faz sobre a outra.

“As placas Michigan auxiliam em problemas como apertamento dentário, má oclusão e disfunção temporomandibular. Todas essas complicações podem resultar em dores de cabeça, enxaqueca e até adversidades mastigatórias”, explica o dentista Paulo Nacarato.

Essencial para atletas

Protetor personalizado para atletas evita fraturas

Outro grupo de pacientes que procura pelos protetores bucais são os atletas, principalmente os de alto rendimento e de esportes radicais, devido à maior chance de fraturas.

“Os protetores bucais devem ser usados pela maior parte dos esportistas, não apenas os mais radicais, para prevenir todos os tipos de fraturas”, comenta Nacarato.

Para cada esporte existe um modelo específico de protetor bucal, o ideal é que ele seja feito por um dentista e personalizado para o atleta, a partir dos moldes das arcadas superior e inferior.

“O protetor bucal esportivo previne fraturas de coroa e raiz dentária, fraturas de mandíbula e reduzem em até 8 vezes o risco de um ´knock out´”, afirma o dentista, que confecciona protetores bucais personalizados para diversos atletas da capital paulista.

Como é feito o protetor bucal?

O paciente passa por alguns exames de imagem, para se certificar das condições da arcada dentária e, na sequência, faz os moldes tanto da parte superior quanto inferior dos dentes. A partir deste molde, é confeccionado um aparelho, que pode ser de resina acrílica ou de silicone, que deve ser usado durante as práticas.

Ficou interessado em fazer um protetor bucal para você? Na Clínica Nacarato fazemos protetores personalizados, na cor e modelo que você desejar. Entre em contato!

Escrever um comentário

*

Seu e-mail não será publicado

Responsável Técnico - Dr. Paulo Nacarato (CROSP 36130)| Clínica Nacarato Odontologia (CROCL9597)

Logo Profissas

Agende sua consulta!